Configurando o Registro.br para o GitHub Pages.

como configurar um subdomínio do Registro.br para o GitHub Pages


GitHub Pages

O GitHub é um excelente serviço de gestão e lançamento de softwares. Além disso ele pode servir para gerir e publicar uma infinidade de outros produtos que envolvam texto. Por exemplo, algumas pessoas inclusive tem usado o serviço para gerir receitas e tarefas do lar. O GitHub Pages, por outro lado, tem o objetivo formal de hospedar sites ou blogs de documentação de softwares. Se você for daqueles afeito ao Open Science, ou simplesmente gosta de compartilhar os produtos de sua atividade profissional, o GitHub Pages hospeda sua página gratuitamente. Há também a opção de comprar reservatórios privados, caso você assim prefira.

Registro.br

O Registro.br é um serviço de DNS, e assim como outros serviços do gênero, com ele você pode comprar um domínio. Por exemplo, eu comprei o domínio rafael.picanco.nom.br para personalizar os domínios gratuitos oferecidos pelo GitHub Pages (cpicanco.github.io e cpicanco.github.com). Essa personalização exigiu que eu configurasse o Registro.br de acordo com as instruções e recomendações do GitHub Pages.

O Registro.br é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br. Também executamos o serviço de distribuição de endereços IPv4 e IPv6 e de números de Sistemas Autônomos (ASN) no país. “https://www.registro.br/sobre/”

Configurar o Registro.br

Uma das recomendações mais úteis foi a de personalizar um subdomínio do Registro.br como domínio do GitHub Pages afim de tomar vantagem do CDN do GitHub Pages. Por exemplo, personalizar com este sub.dominío.exemplo.br que refere-se a este dominío.exemplo.br. Na prática, isso significou maior facilidade de compartilhar conteúdos de mídia (fotos e vídeos) nas redes sociais. O Facebook, por exemplo, possui diretrizes rigorosas para a entrega de conteúdos de mídia por meio do Open Graph. Para mais informações confira as instruções oficiais.

Pré-requisitos

Pois bem, após criar uma página no GitHub Pages e comprar o tal domínio (pré-requisitos para os passos seguintes), como configurá-lo no Registro.br?

Passo 1

Na sua página no GitHub (ou por meio de comandos git em um terminal), caso ainda não tenha feito isto, crie um novo arquivo chamado CNAME na raiz do seu diretório.

Passo 2

Adicione apenas uma linha nesse arquivo com o sub.dominío.exemplo.br de sua preferência. O subdomínio que eu escolhi, por exemplo, foi www.rafael.picanco.nom.br. Caso ainda tenha dúvidas, siga as instruções do GitHub Pages. O blog do Willian Justen também pode ajudar.

Passo 3

Faça login na sua conta no Registro.br.

Passo 4

Clique sobre o domínio de sua preferência:

Registro.br > Domínios - Página inicial

Passo 5

Clique sobre Editar Zona:

Registro.br > Domínios - Editar Zona

Passo 6

Adicione os seguintes registros:

  • o seu dominío.exemplo.br deve receber dois registros A (apex) com os ip’s dos servidores do GitHub Pages (192.30.252.153 e 192.30.252.154);

  • o seu sub.dominío.exemplo.br deve receber um registro CNAME com o nome da suapágina.github.io no GitHub Pages.

As minhas configurações ficaram assim:

Registro.br > Domínios - Edição de Zona

Passo 7

Tudo Pronto! Para conferir os efeitos, aguarde o tempo recomendado pelo Registro.br (de 24h) para a atualização dos servidores e propagação das novas configurações.

_

Rafael Picanço, 6 de Junho de 2015.